Curosidades

A EXPANSÃO DO DADAÍSMO :
O dadaísmo foi uma corrente difundida simultaneamente e em diversos lugares da Europa, tanto ideológicamente como também em caráter prático.

As publicações dadaístas favoreceram a medida que a comunicação se estabelece com outros grupos de artístas, dentre eles se destacam principalmente os construtivistas russos, os neoplacistas holandeses e os representantes de Bauhaus.

Outras atividades importantes, desde esse ponto de vista, foi o Congresso Internacional de Artístas Progressistas que aconteceu em maio de 1922 em Berlin. Durante o mesmo ano, a primeira Exposição de Arte Russa.
Um ponto importante entre os dadaístas e construtivistas e a frente a pintura, a escultura e a arquitetura, consideradas tradicionalmente “Artes Nobles”.






Na Poesia

Na poesia, o Dadaísmo não logrou resultados satisfatórios, pois essa destruição do sentido e função é impossível quando lidamos com língua. Qualquer palavra que se use, mesmo solta no papel, tem sentido, por mínimo que seja. Leia as "dicas" de Tristan Tzara para a composição de um poema dadaísta:
Para fazer um poema dadaísta
Pegue um jornal.
Pegue a tesoura.
Escolha no jornal um artigo do tamanho que
você deseja darão seu poema.
Recorte o artigo.
Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo
[e meta-as num saco.
Agite suavemente.
Tire em seguida cada pedaço um após o
outro.
Copie conscienciosamente na ordem em que
elas são tiradas do saco.
O poema se parecerá com você.
Eei-lo um escritor infinitamente original e de
uma sensibilidade graciosa,
ainda que incompreendido do público.
Tristan Tzara. In: Gilberto Mendonça Telles. Vanguarda Européia e Modernismo Brasileiro
Veja esta tentativa de Dadaísmo em poesia, do poeta Ludwig Kassak:
A Batalha
Berr... bum, bumbum, bum...
Ssi... bum, papapa bum, bumm
Zazzau... Dum, bum, bumbumbum
Prã, prà, prã... ra, hã-hã, aa...
Hahol...
Embora a proposta seja eliminar a linguagem humana do texto, esse poema dadaísta ainda assim faz sentido, não consegue destituir-se de significado, ao contrário de muitos dos "ready-mades" de Marcel Duchamp.

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